Entre Portugal e o Brasil, segue a Competição Nacional do 13º IndieLisboa. “Estive em Lisboa e lembrei de você” (foto de destaque) é um filme de José Barahona, que reside no Brasil há algum tempo. Tem por hábito trabalhar entre a ficção e o documentário, território bem conhecido (pese o conceito vasto, aberto a tantas possibilidades de desconstrução) entre outros cineastas do festival. Desta feita e a partir do livro homónimo de Luiz Ruffato, aborda o tema da emigração do Brasil para Portugal, em busca de uma vida melhor, a partir de personagens baseadas em pessoas reais – sendo que é pela ideia que o livro e o filme se cruzam. Para ver às 19h00, no Grande Auditório da Culturgest.
Na mesma sala mas às 21h30, “Kate plays Christine” é a proposta da Competição Internacional. Este documentário de Robert Greene, mais conhecido pelo seu trabalho de montagem (com nomes como Alex Ross Perry ou Charles Poekel, que já passaram pelo Indie), pega na trágica história de Christine Chubbuck, uma pivot de telejornal que cometeu suicídio em directo, inspiração para “Network” de Sydney Lumet. A perspectiva é a da dramatização feita pela actriz Kate Lyn Sheil, nos locais por onde Chubbuck passou os momentos finais.
Se, às 19h00 na Cinemateca Portuguesa, “Showgirls” de Paul Verhoeven é um épico chunga que dispensa apresentações, a sessão das 21h45 do Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira) promete ser mais refinada, com o outro Herói Independente chamado Vincent Macaigne. A par de Maud Wyler e Bastien Bouillon, forma o trio de actores que lidera “2 Automnes, 3 Hivers”, de Sébastien Betbeder, que filma a história de Arman (Macaigne), um homem que decide mudar as rotinas e que, por feliz acaso, encontra Amélie, de quem se aproxima. O amigo, Benjamin, por sua vez, apaixona-se pela terapeuta do hospital, onde está internado devido a um ataque súbito. Um filme pessoal, sobre memórias de amor e infortúnio, com a proximidade esporádica de personagens que falam directamente para a câmara.
Começa a contagem decrescente para o fecho do IndieLisboa mas, até ao próximo Domingo, as sessões continuam pelo Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.
Sem Comentários