Não é a primeira vez que o fazem mas, sempre que acontece, é um acontecimento. Aliás, ainda no ano passado estiveram em Portugal, assim também a tocar juntos, num concerto no festival EDP Cool Jazz. Caetano Veloso e Gilberto Gil estão de regresso a Portugal, numa digressão que serve para apresentar o espectáculo “Dois amigos, um século de música”, que é também o título do disco ao vivo lançado recentemente por ambos.
Caetano Veloso e Gilberto Gil são dois nomes fundamentais da música brasileira. Fundadores do movimento tropicalista, redefiniram a música brasileira ao cruzarem as vanguardas pop com as manifestações tradicionais da cultura do Brasil. Depois, nunca mais pararam. O regime político do Brasil trouxe-lhes problemas e obrigou-os, inclusive, a um período de exílio no Reino Unido, estávamos então em 1965. Foi precisamente nessa viagem, numa escala em Lisboa, que os dois se apresentaram pela primeira vez, juntos, em solo português. Aconteceu na televisão, no saudoso Zip Zip, vídeo que pode ser visto no maravilhoso mundo do youtube.
Agora, 50 anos de carreira depois, a dupla sobe ao palco do Coliseu dos Recreios de Lisboa – 27 e 28 Abril -, já depois de ter feito a graça no Coliseu do Porto. Armados apenas com as suas vozes e violão, Caetano e Gil passarão revista aos seus principais êxitos. É que, ao todo, é já mais de um século de música.
Sem Comentários