Depois de Lisboa, Cascais e Coimbra, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano chega agora ao Porto, onde vai ficar de 21 a 24 de abril no Teatro Municipal Rivoli e no Cinema Passos Manuel, apresentando algumas produções do melhor do cinema produzido em Itália – entre elas duas antestreias nacionais e um ciclo de filmes inéditos em Portugal.
O evento mais importante em Portugal dedicado ao cinema e à cultura de Itália apresenta, na sessão de abertura -dia 21, 21h30, Teatro Municipal Rivoli -, “A Correspondência” (na foto), de Giuseppe Tornatore (“Cinema Paraíso”, “A Melhor Oferta”), uma história de amor profunda, comovente e acompanhada pela maravilhosa banda sonora do vencedor da Academia, Ennio Morricone, entre Ed Phoerum, (Jeremy Irons) um professor de astrofísica e Amy Ryan (Olga Kurylenko), uma jovem estudante universitária que, nos tempos livres, trabalha como duplo no cinema e na televisão.
A segunda antestreia nacional é a sessão de encerramento: “Pais e Filhas” (“Fathers and Daughters” no original), do realizador Gabriele Muccino – o mesmo do filme “À Procura da Felicidade”, com Will Smith -, com Russell Crowe, que terá lugar no Teatro Municipal Rivoli. É uma história de amor entre pai e filha, relatada ao longo de 25 anos. A história avança e recua entre a década de 1980, quando Jake Davis (Russell Crowe), um romancista viúvo e vencedor do Prémio Pulitzer, luta para recuperar de um esgotamento mental enquanto tenta criar a filha Katie (Kylie Rogers), de cinco anos, e a actualidade, onde Katie, agora com 30 anos (Amanda Seyfried), vive em Manhattan lutando contra os fantasmas que resultam de uma infância conturbada.
Outro inédito da edição do Porto da Festa do Cinema Italiano, também no Rivoli, é uma sessão dedicada ao teatro de vanguarda de Romeo Castellucci/Societas Raffaello Sanzio, um conjunto de episódios sobre a “Tragédia Endogonidia” e do “Inferno” da Divina Comédia. Em antevisão da vinda de Romeo Castellucci/Societas Raffaello Sanzio a Portugal, o 8½ Festa do Cinema Italiano, em colaboração com o Rivoli Teatro Municipal do Porto, apresenta um ciclo de trabalhos audiovisuais sobre algumas das obras mais significativas da conhecida companhia Italiana no intuito de contextualizar, (re)descobrir e aprofundar o trabalho destes autores.
São ainda exibidos, no Cinema Passos Manuel, o vencedor da edição de Lisboa “Lo chiamavano Jeeg Robot”, de Gabriele Mainetti, e “Le cose belle”, de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno, que fez parte da programação de 2015 em Lisboa e ganhou o Prémio do Público.
Para além do Porto, Lisboa e Cascais, a Festa do Cinema Italiano estará ainda presente nas seguintes cidades portuguesas: Aveiro, Elvas, Loulé, Caldas da Rainha, Guimarães, Évora, Almada, Funchal, Setúbal e Beja. Internacionalmente, acontecerá em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Os bilhetes custam 4€ e podem ser comprados no Teatro Municipal Rivoli e no Cinema Passos Manuel. A programação pode ser consultada no site oficial ou na página de Facebook.
8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura. Conta com o patrocínio principal da FIAT, da Generali, Viagens El Corte Inglés, Pasta Garofalo e Aperol Spritz. No Porto, a Festa do Cinema Italiano conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto.
Sem Comentários