Como manda a tradição, o Deus Me Livro apresenta aos leitores os títulos que as editoras prepararam para o assalto às livrarias nestes primeiros meses de 2019. Seguem-se, à boleia de sinopses e press releases, as novidades cozinhadas pela 20|20 Editora, constituída pelas chancelas Elsinore, Cavalo de Ferro, Fábula, Booksmile, Nascente, Topseller e Vogais.
—
Janeiro
“O Mel do Leão – O Mito de Sansão” | David Grossman (Ensaio – História e Literatura)
Uma viagem fascinante e controversa pela história e psicologia de uma das personagens mais significativas da Bíblia e um dos mitos fundadores do Estado de Israel, que lança um novo olhar sobre o passado, projectando-o no mundo de hoje.
Fevereiro
“A Dor” | Zeruya Shalev (Romance)
Romance actual, traduzido do hebraico, de uma das mais destacadas autoras da literatura contemporânea. Bestseller em França, publicado em 25 países. História intensa de um matrimónio e de uma família que reflete igualmente a situação política actual em Israel.
“A Noiva do Tradutor” | João Reis (Romance)
Reedição revista pelo autor de um romance há muito afastado das livrarias. A Noiva do Tradutor é um testamento implacável de uma sociedade que, ainda que aparentemente distante, encontra o reflexo perfeito nos dias de hoje.
“A Sexta Extinção” |Elizabeth Kolbert (Ensaio – Divulgação Científica)
Livro vencedor do Prémio Pulitzer e finalista do National Book Critics Award, bestseller mundial, traduzido em mais de 30 línguas, considerado um dos livros de divulgação científica mais relevantes dos últimos anos, propondo o conceito de História da Extinção para explicar o presente e evitar o futuro do nosso mundo. Leitura recomendada por Bill Gates, Al Gore, Barack Obama e Yuval Noah Harari. Edição inteiramente revista, agora pela Elsinore.
Março
“Ragnarök – O Fim dos Deuses” | A.S. Byatt (Romance)
Autora vencedora do Man Booker Prize
As bombas do Blitz caem sobre Londres, arrasando a cidade, e uma menina de cinco anos é evacuada para o campo. A braços com uma vida completamente nova, a menina encontra companhia e refúgio num grande volume acerca dos mitos nórdicos. Loki, Ódin, Thor, Baldur, Midgard tornam-se nomes e locais, de repente, familiares — e as fronteiras entre ambos os mundos são diluídas, fazendo florescer um novo mundo simultanemante, espelho e janela.
Com uma prosa cuidada e poética, perfeitamente entretecida num universo rico em imaginação, estamos perante um livro encantatório que, ecoando o mito de Ragnarök, nos fala do futuro — e da esperança — no centro de um mundo em decadência.
“Vernon Subutex, vol. 1” |Virginie Despentes (Romance)
Finalista do Man Booker International Prize 2018
Com os seus capítulos curtos e ritmo narrativo acelerado, Vernon Subutex é um romance imperdível, um retrato cru, violento e audaz sobre a sociedade contemporânea, definido pela crítica «em parte épico social, em parte punk rock trhriller, escrito com uma fúria que nos atinge como um murro.
Abril
“Kentukis” |Samanta Schweblin (Romance)
Novo romance de uma das vozes mais originais da literatura contemporânea de língua espanhola.
Em Kentukis, Samanta Schweblin explora os medos sociais do século XXI, expondo os limite e perigos de uma sociedade hipertecnológica numa história de voyerismo contemporâneo com contornos sombrios.
“Lanny” |Max Porter (Romance)
Segundo romance do aclamado autor de O Luto é uma Coisa Com Penas (publicado em 27 países).
Uma história irreverente, anárquica e devastadora sobre o misterioso passado e o conturbado presente de uma pequena localidade da Inglaterra. Um romance que testa os limites gráficos e poéticos do género.
Maio
“A Lucky Man” (título original) |James Brinkley (Contos)
Finalista do National Book Award de 2018
Uma das estreias literárias mais empolgantes da literatura norte-americana dos últimos anos. Nove relatos fracturantes e contundentes sobre a vulnerabilidade da sociedade americana, onde as relações sociais e o caminho para a vida adulta são pautadas pelos efeitos do poder e do privilégio.
“Even the Dogs” (título original) | Jon McGregor (Romance)
Vencedor do Impac Dublin Award e duas vezes finalista do Man Booker Prize.
Numa noite fria entre o Natal e o final do ano, um homem é encontrado morto no interior do seu apartamento. Os seus amigos, também eles mortos, agora um coro de vozes, contam a sua história entrecruzando fragmentos do seu passado. Uma história que explora os artifícios da ficção, onde um coro de fantasmas urbanos descreve a violência e os efeitos físicos, psicológicos e sociais da toxicodependência e do abandono.
“Benjamin’s Crossing” (título original) | Jay Parini (Romance biográfico)
Do premiado autor do bestseller internacional A Ultima Estação (adaptado ao cinema num filme de sucesso), a biografia emocionante dos terríveis últimos meses de vida do escritor e filósofo judeu-alemão Walter Benjamim, considerado uma das mentes mais brilhantes do século xx, desde a sua desesperada fuga de Paris, perseguido pelos Nazis, até à sua trágica morte por suicídio na fronteira dos Pirinéus espanhóis. Uma das histórias mais relevantes da II Guerra Mundial e do Holocausto nazi, contada com grande ímpeto narrativo.
Junho
“Girl Meets Boy” (título original) | Ali Smith (Romance)
Ali Smith, uma das mais destacadas escritoras de língua inglesa, traz para a época contemporânea o episódio mitológico de Ífis e Iante, narrado por Ovídio nas suas Metamorfoses, em tom lírico, irónico e político: uma história irreverente sobre amor, desejo e transformação.
Janeiro
“Coração Duplo” | Marcel Schwob (Contos)
Obra fundamental de um autor clássico há muito afastado das livrarias.
«O coração do homem é duplo; nele o egoísmo compensa a caridade; a pessoa é o contrapeso das massas; a conservação do ser conta com o sacrifício dos outros; os polos do coração estão no fundo do eu e no fundo da humanidade.»
Estreia literária de Marcel Schwob, marcada por um estilo novo de fantástico, influência maior para o surrealismo vindouro de André Breton ou o imaginário de Jorge Luis Borges. Volume de contos dividido em duas partes (Coração Duplo e A Lenda dos Velhacos) totalizando 33 histórias que inauguram um novo tipo de literatura fantástica.
Fevereiro
“Pequenas Cadeiras Vermelhas” | Edna O’Brien (Romance)
Uma das mais importantes e admiradas escritoras de língua inglesa e da literatura europeia, regressa ao romance no que é considerado pela crítica um dos seus melhores livros de sempre. Uma história fascinante sobre o amor, o artifício do mal e aterrível necessidade de redenção e a esperança no estilo inconfundível, cru e polémico da autora da trilogia Country Girls.
Março
“Viagens” | Olga Tokarczuk (Romance)
Vencedor do Man Booker International Prize 2018 | Finalista do International National Book Award
Um romance brilhante e original, na linha de W.G. Sebald, sobre o conceito de viagem no século XXI, que cruza narrativa e reflexão numa meditação sobre o Tempo, o Espaço, a Mitologia, passando pela História e Anatomia Humana.
“O Instinto Supremo” |Ferreira de Castro (Romance)
Último romance publicado por Ferreira de Castro, O Instinto Supremo, que agora regressa às livrarias, narra a missão de pacificação dos índios parintintins, na selva amazónica, por um grupo de discípulos do general Cândido Rondon, no início dos anos 20 do século XX. O famoso lema de Rondon orienta a acção dos homens enviados pelo Serviço de Protecção aos índios e transmite-se aos trabalhadores por eles recrutados: «Morrer se necessário for; matar, nunca!». O etnólogo Curt Nimuendajú, um alemão naturalizado brasileiro, é a personagem que assume maior relevância, servindo de porta-voz do autor, na defesa da civilização indígena.
Abril
“Zama” |Antonio di Benedetti (Romance)
Considerado uma obra-prima da literatura argentina, até hoje inédita em Portugal, a história de Zama centra-se no conflito existencial de Don Diego de Zama, oficial destacado para um remoto canto do império colonial espanhol, no Paraguai de finais do século XVIII. Afastado da sua mulher e filhos, Dom Diego aguarda pela tão desejada promoção e transferência para a capital da colónia caindo numa espiral alucinatória de auto-destruição.
“Romance 11, Livro 18” |Dag Solstad (Romance)
Bjørn Hansen acaba de cumprir 50 anos de idade e está horrorizado com a ideia de que a sua vida tenha sido até aqui governada pelo acaso…
Um romance de cariz existencial, que valeu a Dag Solstad o seu segundo Prémio da Crítica Norueguesa.
Maio
“A Minha Intenção” |Czeslaw Milosz (Ensaios seleccionados)
Prémio Nobel de Literatura em 1980, Czeslaw Milosz é considerado um dos poetas maiores do século XX e um ensaísta de invulgar clarividência. Neste volume reúnem-se alguns dos seus ensaios mais representativos, inteiramente inéditos em Portugal, que abarcam um arco temporal de mais de 25 anos e percorrem toda a sua bibliografia. Nestes, sob a forma de reminiscências autobiográficas ou de pequenas narrativas históricas de teor filosófico, estão patentes os grandes temas do escritor: o sentido da História; a existência do Mal e do sofrimento, a transcendência da vida, e a ascensão globalizada da racionalidade científica em detrimento da imaginação religiosa.
“A Lotaria e Outras Histórias” |Shirley Jackson (Contos)
Publicado originalmente em 1949 na revista New Yorker, e hoje considerado um dos contos mais famosos do século XX, A Lotaria gerou à época uma reacção de pânico e horror tão imediata quanto violenta por parte leitores, superando a famosa emissão radiofónica de A Guerra dos Mundos de Orson Wells. As histórias que compõem este volume, até hoje inédito em Portugal, constituem marcos do melhor que a literatura gótica produziu até hoje, contando com legiões de fãs, entre os quais se contam Dorothy Parker ou Stephen King.
“Orlando Furioso contado por Italo Calvino volume ilustrado” | Italo Calvino (Poesia/Ensaio)
Misto de romance de cavalaria que engloba o imaginário popular e mitológico numa fina ironia, o Orlando Furioso é um longo poema épico que, tal como a Odisseia ou a Ilíada pode ser facilmente lido como um romance de aventuras, tendo sido, alás, leitura de entretenimento ao longo dos séculos em todas as cortes europeias, inflenciando gerações de escritores, entre os quais se contam Luis Vaz de Camões ou Cyran de Bergerac.
Foi precisamente esse exercício que fez Italo Calvino, em famosas transmissões radiofónicas, depois adaptadas pelo próprio em formato livro: escritor de génio, e amante dos clássicos da literatura, Italo Calvino dá uma nova vida ao famosos épico de Ariosto, em páginas empolgantes de acção narrativa e excertos do poema.
Junho
“Um Bárbaro no Jardim” Zbigniew Herbert (Ensaio)
Poeta e ensaísta polaco, e um dos nomes incontornáveis e maiores da literatura mundial, Zbigniew Herbert é comparado pela crítica a nomes como os de T.S. Eliot ou W.H. Auden.
Volume de prosa inédito em Portugal, os brilhantes ensaios de Um Bárbaro no Jardim, que conjugam examina a geografia humana ao longo da História, as suas obras e as suas fraquezas. Do passado pré-histórico presente em Lacaux, à geometria sacra dórica, do esplendor sombrio gótico ao massacre dos Albigenses, da defesa dos Templários à pintura de Piero de la Francesca, estes textos lançam um novo olhar sobre a história da arte e dos povos europeus, um passado ilustre, mas igualmente trágico, que ainda hoje podemos revisitar.
“Death is a Lonely Business” (título original) | Ray Bradbury (Romance)
Nova edição de um dos mais famosos romances do autor de Fahrenheit 451 e de As Crónicas Marcianas, há muito afastado das nossas livrarias.
No ambiente crepuscular de Venice, Los Angeles, povoado por figuras decadentes de ex-estrelas do cinema mudo e de cantores de ópera reformados, um jovem escritor juntamente com um detective da polícia procura encontrar um misterioso assassino em série.
(Ficção)
Janeiro
“Flores sobre o Inferno” | Ilaria Tuti (Policial)
A Topseller apresenta uma nova autora de nacionalidade pouco habitual no género mais lido em Portugal: thriller. Italiana, Ilaria Tuti não só já conquistou os leitores italianos, como editoras de 14 países e um produtor televisivo que comprou os direitos para uma co-produção internacional. Uma história negra escondida nos Alpes italianos; uma protagonista dominada pela fúria e humanidade. Uma estreia auspiciosa.
Em Janeiro chegam ainda às livrarias romances de Kristina McMorris e o primeiro volume da nova série erótica de J. Kenner.
Fevereiro
“Vox” | Christina Dalcher (Literatura Fantástica)
Finalista dos Goodreads Choice Awards 2018, na categoria de Ficção Científica, este romance distópico é perfeito para os fãs de Handmaid’s Tale e George Orwel. Uma história que vem ao encontro de temas atuais como o feminismo e o populismo conservador. A vinda da autora a Lisboa irá aproximar ainda mais esta obra dos leitores portugueses.
“A Deusa da Vingança” |Sara Blaedel (Thriller)
A vinda da “rainha” do thiller dinamarquês à Feira do Livro de Lisboa em 2018 confirmou o gosto dos leitores portugueses pela sua escrita atrativa. A Deusa da Vingança é o segundo livro da série The Camilla Trilogy.
“28 Livros para Te Encontrar” | Ali Berg e Michelle Kalus (Romance)
Ali Berg e Michelle Klaus – criaram, em 2016, a rede Books on the Rail, uma iniciativa com o intuito de despertar o prazer pela leitura e incentivar as pessoas a distribuir e fazer circular livros nos transportes públicos. A ideia é que sejam lidos e passados a outros da mesma maneira. Estes leitores que vão deixando livros à solta ganharam o nome de Book Ninjas — Emma Watson é uma das celebridades que adoptou esta ideia —, e é este o ponto de partida para este encantador romance. Frankie trabalha numa livraria e tenta encontrar o amor deixando os seus livros preferidos nos comboios, com os seus dados de contacto. O sucesso da iniciativa resultou num livro que junta o romance com o amor pelos livros, com inúmeras referências literárias.
Em Fevereiro chegam ainda às livrarias romances de Vi Keeland, Tessa Dare, Colleen Hoover e Eloisa James, e ainda literatura fantástica por Natalie C. Parker.
Março
“The Kingfisher Secret” | autor anónimo (Thriller)
Segundo a editora original, o autor deste thriller é um antigo jornalista, cuja identidade é mantida em segredo para proteger as ideias que estão na base da história, ou não fosse o tema do livro uma teoria da conspiração em torno de Donald Trump. «Pouco antes das eleições em 2016, a jornalista Grace Elliott está a escrever uma história para o National Flash sobre a estrela de pornografia Violet Rain, que alega ter dormido com um empresário de Nova Iorque, candidato à presidência: Anthony Craig. O jornal compra a história, mas nunca é publicada. Entretanto, Grace desentende-se com a ex-mulher de Craig, a antiga estrela de ginástica Elena Klimentová. Depois de Elena demitir Grace, esta decide escrever um artigo sobre Elena com provas de que esta é uma agente secreta checa, com o nome de código Kingfisher». Leitores familiarizados com a história de Donald Trump e da primeira mulher, Ivana, vão divertir-se a decidir quanto deste thriller é baseado em factos verdadeiros.
Em Março chegam ainda às livrarias um novo thriller de Rachel Abbott, e romances de Kristan Higgins, Stephanie Butland, Sarah MacLean, Cesca Major e Monica Hesse.
Abril
O britânico M. J. Arlidge, bem conhecido dos leitores portugueses — marcou presença na Feira do Livro de Lisboa — regressa com o oitavo livro da série de sucesso Helen Grace: Down to the Woods (título original). J. Kenner, Marie Benedict, Alice Clayton, Penelope Ward aquecem corações com novos romances, Lene Kaaberbøl e Agnete Friis e Laura Marshall seduzem com thrillers intensos.
Maio
“The Doll Factory” (título original) | Elizabeth Macneal (Literatura traduzida)
Para fãs de O Perfume e de O Miniaturista, The Doll Factory é uma jóia literária que nos prende de uma maneira única e original (será lançado em Inglaterra também em maio, nos EUA em setembro). Beleza, comoção, repulsa, medo, ansiedade, terror e maravilha. Um turbilhão de sentimentos extraídos de uma leitura que atraiu editoras de 28 países após aceso leilão.
“The Flatshare” | Beth O’Leary (Romance)
Um apartamento. Dois Inquilinos. Ele ocupa a casa de dia, ela, de noite. Uma história de amor que tem como pano de fundo os baixos salários dos jovens adultos e a dificuldade em encontrar uma renda acessível. Com direitos vendidos para 30 países e para televisão (já em pré-produção), este livro foi escolhido pela The Booksmeller como um dos 5 melhores negócios editoriais de 2017.
Sarah E. Ladd (Romance), Ragnar Jónasson (Policial), Tünde Farrand (Fantástico) e Glenn Cooper (thriller) são alguns dos autores publicados até ao final de Maio.
Junho
“The Whisper Man” (título original) | Alex North (Thriller)
Aguardado com enorme expectativa, este será um dos thrillers mais falados de 2019. Escrito sob o pseudónimo de Alex North (diz-se um autor já publicado), os direitos cinematográficos foram comprados pela produtora de Hollywood AGBO, fundada por Anthony e Joe Russo, realizadores de vários filmes da Marvel e das séries «Arrested Development» e «Community».
A história: um pai de luto e o seu filho de sete anos mudam-se para a pacata cidade de Featherbank, assombrada, há 15 anos, por um serial killer. Pese apanhado e aprisonado, sempre correram rumores de que este teria um cúmplice. O único elo entre as vítimas, é que nos dias que antecederam os desaparecimentos todos alegaram ter ouvido um sussurro na janela.
(Não-ficção)
Março
“Estrada Leste-Oeste” | Philippe Sands (História)
Vencedor do mais importante prémio de não-ficção em língua inglesa: Baillie Gifford Prize fo Non-Fiction.
Na sua demanda para entender os eventos que tanto marcaram a vida dos avós maternos em Lviv e Viena, Philippe Sands apresenta a história de Hersch Lauterpacht e Rafeal Lemkin, os homens que viriam cunhar as expressões «crimes contra a humanidade» e «genocídio» nos julgamentos de Nuremberga, e de Hans Frank, o governador-geral da Polónia ocupada pelos Nazis.
Abril
“Quanto Pesam as Nuvens” |David Calle (Temas actuais)
Considerada pela Forbes como uma das 100 pessoas mais criativa do mundo em 2017, o espanhol David Calle é o professor sensação do Youtube e tem ajudado milhões de alunos em todo o mundo a seguirem os seus sonhos. Os vídeos do site www.unicoos.com ultrapassam os muitos milhões de visualizações. Calle foi finalista do Global Teacher Award, que consagra o melhor professor do mundo.
Sinopse: De que cor é um espelho?; Quanto pesa o martelo de Thor?; Porque não podemos viajar para o passado?; Quantos megapixels o olho humano tem? Ler este livro irá ocupar 0,0005% da nossa vida, entre 7,200 e 14.400 segundos. Talvez o mesmo que Blade Runner 2049 ou a trilogia original de Star Wars. Embora saibamos que o tempo é relativo, como muitas outras coisas. Se a nossa vida for longa e próspera, viveremos mais de dois bilhões de segundos, embora um terço deles seja gasto a dormir. Daqui a alguns anos, algumas das coisas que serão lidas neste livro, hoje tidas como certas, podem não mais fazer sentido. Nada é constante. “A única constante é a mudança”, previu Heráclito há 2.500 anos. É esta a beleza da ciência, que avança sem parar dia após dia.
Maio
“Game Changers” (título original) | João Medeiros
João Medeiros, editor de ciência da revista Wired, foi nomeado para o Writer of The Year pela Periodical Publishers. É também curador de Wired Health, uma conferência de sucesso que todos os anos junta os principais inovadores mundiais de saúde em Londres. Game Changers é um livro transversal: de livro de desporto, a reportagem sobre tecnologia, passando por um livro de gestão.
Usando um misto de método científico e tentativa de erro, os cientistas descobriram os princípios da aprendizagem rápida, a mecânica da adaptação fisiológica, os principios organizacionais por trás das equipas de elite, a compreensão de como as hormonas e o meio ambiente afetam o desempenho. Essas descobertas não se limitam aos esforços em vários desportos – são universais e podem ser aplicadas numa ampla gama de disciplinas, incluindo negócios, liderança e educação.
“12 Small Acts to Save Our World” (título original) | WWF
Com o tema do meio-ambiente novamente em cima da mesa, este livro surge no momento ideal para consciencializar a população sobre a importância de contribuirmos, com pequenas atitudes, para salvar o Planeta.
Com o apoio da WWF em Portugal, este livro ensina como, em 12 pequenos passos, podem fazer a diferença: desligar os electrodomésticos; poupar água; fazer render a roupa; andar a pé ou de bicicleta; limitar o uso do papel; reduzir o consumo de carne; evitar os plásticos; pensar antes de comprar; plantar plantas; medir a pegada ecológica; não deitar lixo para o chão; pensar no futuro.
Junho
“Code Name: Lisa” (título original) | Larry Loftis
Depois de dar a conhecer a história do espião que inspirou Ian Fleming a criar a personagem James Bond (Na Toca do Lobo, ed. Vogais), Larry Loftis traz-nos agora a história da mulher mais condecorada da Segunda Guerra Mundia: Odette Samson, agente do SOE, largada de paraquedas na França ocupada para auxiliar a Resistência aos nazis. Uma história épica, emocionalmente rica e impossível de esquecer.
“1983: The World at the Brink” (título original) | Taylor Downing
Uma história extraordinária e largamente desconhecida de espiões e agentes duplos da Guerra Fria, de mísseis a serem preparados, de falhanços de contrainformação, de mal-entendidos e do pânico de líderes mundiais. Uma história emocionante e verdadeira de quão perto o mundo esteve à beira de uma guerra nuclear em 1983. Taylor Downing teve acesso a centenas de documentos recentemente disponibilizados nos EUA, dando assim vida a um thriller da vida real.
(Lifestyle | Mente|Corpo | Espírito)
Janeiro
“Ser Humano: Manual de Instruções” |Ruby Wax (Saúde e Bem-estar)
Este é um livro hilariante, ou não fosse da autoria de Ruby Wax, escritora, comediante, atriz, autora de documentários e programas televisivos tão famosos, como divertridos, como Absolutely Fabulous. Com a ajuda de um monge (que nos diz como funciona a mente) e de um neurocientista (que explica o nosso cérebro), Ser Humano responde a todas as questões relacionadas com: evolução, pensamentos, sexo, vícios, corpo, espírito, emoções, relacionamentos, filhos, futuro, entre muitas outras. Repleto de histórias divertidas, apoiado em dados científicos e contendo exercícios práticos de mindfulness, este é o único manual de que precisa para fazer um upgrade à sua mente, tal como fez recentemente com o seu telemóvel.
“Wabi Sabi: Sabedoria Japonesa para uma Vida Perfeitamente Imperfeita” |Beth Kempton (Desenvolvimento Pessoal)
O Wabi Sabi é um conceito fascinante da cultura japonesa, que nos ajuda a apreciar a beleza da imperfeição e da simplicidade, e a aceitar a natureza transitória das coisas. Com raízes no Zen e na Cerimónia do Chá, a sabedoria intemporal do wabi sabi é agora mais pertinente do que nunca, já que todos os dias procuramos novas formas de enfrentar os desafios do quotidiano e de encontrar um significado para a vida.
Fevereiro
“A Solução para o Alzheimer” |Dr. Dean Sherzai e Dra. Ayesha Sherzai (Saúde e Bem-estar)
Apoiado no estudo clínico mais vasto que existe sobre a doença de Alzheimer, e escrito por dois dos maiores especialistas na matéria, este livro fornece as ferramentas práticas para prevenir e reverter os sintomas do declínio cognitivo. Um livro revolucionário que demonstra que o cérebro é um universo vivo, diretamente influenciado por alimentação, exercício físico, stress, sono e trabalho. Inclui: um plano inovador para tratar e prevenir o Alzheimer; um questionário personalizado para avaliar o risco da doença; guias diários para otimizar a saúde cerebral; deliciosas receitas para degustar em família.
“Superervas” |Rachel Landon (Saúde e Bem-estar)
Aveia, curcuma, alecrim, gengibre… são algumas das frequentemente chamadas «superervas», adaptógenos, ou até «milagres da natureza». A especialista britânica em naturopatia Rachel Landon apresenta 20 adaptógenos, dos mais acessíveis e fáceis de usar, ensina a história dessas ervas, e como cada uma pode fortalecer mente, corpo, beleza e espírito. Este livro único inclui receitas, tónicos, tinturas, infusões, cataplasmas, batidos, sumos e elixires para reforçar o sistema imunológico e ajudar a ultrapassar as tensões da vida, sejam elas emocionais, ambientais ou físicas. Em Superervas estão os melhores truques e segredos para eliminar o stress, aliviar a ansiedade, reduzir in amações, e muito mais, tudo de uma forma saudável e natural.
Março
“Guia para uma Barriga Feliz” | Wendy Green (Saúde e Bem-Estar)
Além de digerir a comida, o intestino desempenha um papel vital na nossa saúde e felicidade. Não só contém mais de 100 milhões de nervos, como abriga mais de 100 trilhões de bactérias que influenciam o nosso sistema imunológico, peso, humor e bem-estar geral. Wendy Green oferece conselhos práticos e fáceis de seguir sobre como ter um intestino saudável e desfrutar de uma vida mais saudável: corpo e alma. Este livro irá ajudar a melhorar a digestão através de uma dieta saudável e equilibrada; aprender a acalmar o intestino com técnicas simples de relaxamento e através de bons hábitos de sono; a aumentar as bactérias intestinais benéficas e a perder os quilos em excesso com refeições deliciosas; descobrir alimentos probióticos fermentados; reforçar o sistema imunológico.
“Ayurveda: Sabedoria Antiga para o Bem-Estar Moderno” | Geeta Vara (Saúde e Bem-estar)
Guia moderno sobre a antiga sabedoria do Ayurveda, muito em voga. O que se pode aprender com este livro: descobrir o nosso tipo de mente/corpo para uma abordagem mais personalizada à nossa saúde; familiarizar-nos com o funcionamento dos intestinos e como isso afeta o nosso bem-estar; reconhecer os primeiros sinais e sintomas de problemas de saúde para aplicarmos uma abordagem preventiva; revolucionar a nossa dieta através do paladar e não das calorias; uma abordagem simplificada e simplificada para uma alimentação saudável: tratar de questões como o stress, a fadiga, problemas do sistema imunológico, problemas gastrointestinais, distúrbios do sono, dor de cabeça/enxaqueca ou controlo de peso; aprenda a arte da verdadeira da desintoxicação, respiração e meditação.
Abril
“Dieta Cetogénica para Todos” |Olivia Charlet (Dieta e Fitness)
A Dieta Cetogénica é hoje uma das mais populares e com melhores resultados. Com baixo teor de hidratos de carbono, rica em gorduras boas e sem glúten, a Dieta Cetogénica e Hipotóxica oferece a solução perfeita para uma alimentação saudável e para o bem-estar. De acordo com os últimos dados científicos, este plano alimentar pode ajudar no combate a algumas doenças e problemas de saúde, como enxaquecas, diabetes, problemas cardíacos, cancro, demência, autismo, entre outros. Inclui receitas e ideias para refeições para vegetarianos, veganos, crianças, atletas, e programas com efeitos anti-inflamatórios e para perda de peso.
Infanto-Juvenil
Fevereiro
“O André Semeão NÃO Tem Um Cavalo” | Marcy Campbell e Corinna Luyken
Ilustrado pela autora d’O Livro dos Erros, obra distinguida na Feira de Bolonha, esta é uma história profundamente empática e comovente sobre a importância da compaixão, da aceitação da diferença e de sabermos colocar-nos no lugar do outro.
Sequela do premiado Robot Selvagem, acompanha as aventuras de ROZ, a robot que tenta adaptar-se aos desafios da civilização, num livro que aborda questões tão atuais como o confronto entre natureza e tecnologia e a necessidade de salvar o planeta.
Em Fevereiro chegam ainda às livrarias três novos volumes da coleção Fábulas Recortadas (Alice no País das Maravilhas, Cinderela e Pinóquio).
Março
“Pequenos Livros sobre Grandes Pessoas”
De artistas a cientistas, passando por importantes personalidades revolucionárias, esta é uma nova coleção de guias de pequeno formato que apresenta às crianças figuras inspiradoras da História, de uma forma divertida e acessível. Fernão de Magalhães, Leonardo da Vinci e Anne Frank inauguram a coleção. Em abril juntam-se Charles Darwin, Frida Kahlo e Nelson Mandela.
“Depois” | Morris Gleitzman
A colecção Estrelas da Literatura Juvenil publica o terceiro livro deste premiado escritor britânico, sobre a vida de Felix Salinger, um órfão judeu no tempo da II Guerra Mundial. Um dia, a primeira história, foi considerado pelo The Guardian um dos 100 melhores livros para jovens. Histórias sensíveis que podem ser lidas por várias gerações.
“O Duende Que Caiu da Lua” | Rita Mira
Tomás é um rapaz curioso, fascinado pelo espaço, que trava amizade com o duende Katan. Livro de estreia de uma autora portuguesa num livro que nos mostra o poder do sonho e a força da amizade. Encantará todos os leitores, mesmo os que não acreditam em duendes, nem sonham em viajar até à lua. Livro ilustrado por Carla Nazareth.
“Guia para Curiosos sobre o Espaço”
Saber mais sobre a Via Láctea e as galáxias vizinhas ou descobrir o significado de conceitos como cintura de asteroides nebulosa e supernova é a aliciante proposta deste livro. Depois de Guia para Curiosos sobre as Medidas e Guia para Curiosos sobre o Dinheiro, o novo volume da coleção descodifica a complexidade do Universo de forma simples e acessível.
Abril
“Eu e o Meu Medo” | Francesca Sanna
Da premiada autora de A Viagem, obra-prima sobre uma família de refugiados que alcançou um enorme sucesso, chega-nos uma história delicada e sensível sobre como podemos encontrar amizade e conforto quando partilhamos os nossos medos.
«Não podes fugir de quem és. Mas podes correr em direção à pessoa que te queres tornar.» Obra finalista do National Book Award, conta a história de Ghost, um miúdo problemático que vive sozinho com a mãe. Uma narrativa de superação através do desporto, da amizade e da capacidade de sacrifício.
Maio
“À Descoberta da Floresta” | À Descoberta da Praia
Guias de exploração e de aventuras, com sugestões de atividades e dicas úteis sobre o que fazer, e também o que não fazer, para usufruir da floresta e da praia de forma segura, equilibrada e amiga do ambiente. A companhia ideal para todos os que adoram passar tempo ao ar livre.
Junho
“O Esperto e Outras Histórias” |Ana de Castro Osório
Volume de contos da escritora, ativista e pedagoga Ana de Castro Osório (1872-1935), considerada a primeira grande autora de literatura infanto-juvenil. Estes contos revelam a mestria do seu talento narrativo, imaginação viva e capacidade de efabulação. Reedição de uma obra há muito esgotada que mantém o texto e as ilustrações originais de Luís Manuel Gaspar.
“As Aventuras de Sherlock Holmes” | Arthur Conan Doyle
“Robinson Crusoe” | Daniel Defoe
A colecção Tesouros da Literatura ganha dois novos títulos da literatura universal. O relato das peripécias do detetive mais famoso de sempre, morador do 221 B de Baker Street (nova tradução por João Reis); e o clássico de viagens e aventuras talvez mais fascinante de todos os tempos (nova tradução por Paulo Tavares).
Janeiro
“50 Ideias para Te Livrares do Plástico” | Isabel Thomas
Evitar comer carne apenas um dia por semana pode ajudar mais o planeta do que não usar o carro durante cinco semanas! Neste livro, fácil de consultar e cheio de ilustrações, há 50 ideias para arregaçar as mangas e começar a livrar o planeta do lixo. Actual e pertinente.
Ainda em Janeiro, chegam às livrarias os primeiros livros da série The LEGO® MOVIE, baseados nos cenários e personagens do filme com estreia prevista para Fevereiro.
Fevereiro
“O Bando das Cavernas Heróis do Mundo 1: O Monstro Marinho” | Nuno Caravela / Wonder Studio
Primeiro volume de uma nova aposta d’O Bando das Cavernas (coleção muito acarinhada pelos jovens leitores portugueses e já com 375 mil exemplares editados), com uma forte componente pedagógica, dedicada ao ensino da História de Portugal. Nesta primeira aventura, o Kromeleque veste a pele do Infante Dom Henrique numa divertida recriação da expedição a Ceuta. Revisão científica de textos e ilustrações assegurada por uma professora de História.
“Como Aqui Chegámos?” | Philip Bunting
Após o sucesso de livros como Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o Séc. XXI, de Yuval Harari, o tema da origem e da evolução humana está na ordem do dia. Este livro aborda tais questões de forma clara, ajudando os pais a descodificar para os filhos conceitos científicos complexos como o Big Bang e a origem das espécies.
“O Meu Amigo Extraterrestre” |Rocio Bonilla
Um maravilhoso álbum ilustrado sobre uma amizade invulgar, que encoraja as crianças a questionarem o mundo e a valorizarem as suas próprias opiniões.
Março
“O Diário de um Banana: Edição Especial Toque do Queijo”
Os fãs de O Diário de um Banana poderão reviver todos os momentos especiais do livro 1, numa versão especial para coleccionadores, com um design arrojado e nunca visto na série. Um must-have para qualquer mega-fã e uma edição apelativa para novos leitores.
Ainda em Março, chegam às livrarias novos volumes das colecções O Bando das Cavernas (vol. 24, Labirinto) e O Clube dos Cientistas (vol. 9, Alerta no Mar); livros de apoio escolar do Bando das Cavernas e ainda a série LEGO® Harry Potter, com oferta de uma minifigura.
Abril
“O Bando das Cavernas Heróis do Mundo 2: Para Lá do Nevoeiro” |Nuno Caravela / Wonder Studio
O segundo herói das lições de História do Bando é El rei D. Sebastião, desaparecido na misteriosa Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. Mas como é o Tocha a vestir a pele do jovem monarca, tudo pode acontecer.
“Max and the Millions” | Ross Montgomery e David Litchfield
De um autor e um ilustrador aclamados e ambos premiados, esta é uma história deliciosamente original e imaginativa sobre o que acontece quando um rapaz descobre o reino das pessoas pequenas.
“A Menina Furacão e o Menino Esponja” | Ilan Brenman
Do aclamado psicólogo e autor brasileiro de literatura infanto-juvenil, esta é uma história de afectos e emoções, sobre o encontro de duas personalidades constrastantes, uma mais expansiva e outra mais retraída.
“A Rapariga com Coração de Dragão” | Stephanie Burgis
Da mesma autora de O Dragão com Coração de um Chocolate, esta é uma fantasia cheia de girl power, com uma heroína brilhante e poderosa. Considerado Melhor Livro do Ano pelo site A Mighty Girl.
Maio
“Wonderland” |Barbara O’Connor
O que Mavis mais deseja é ficar tempo suficiente num lugar para conseguir ter uma melhor amiga. Da premiada autora de Apenas um Desejo e A Grande Recompensa, esta é uma história comovente sobre o significado da amizade, os desafios do crescimento e um adorável cão fugitivo.
Em Maio, chegam ainda às livrarias Vamos Explorar o Espaço e Vamos Viajar na História, livros didácticos com actividades e desafios em todas as páginas; e ainda O Bando das Cavernas 25: O Vale dos Dinossauros.
Junho
“Pablo Picasso” | “Galileu Galileu”
Uma colecção sobre os maiores génios da história para aprender a ser genial. A seguir a Picasso e Galileu chegam Da Vinci, Van Gogh e Einstein.
“Aru Shah 1: O Fim dos Tempos” | Roshani Chokshi
Enquanto os colegas viajam nas férias para sítios exóticos, Aru Shah tem de ficar no Museu Arqueológico de Arte e Cultura Indiana, onde a mãe trabalha. Primeiro volume de uma tetralogia fantástica internacionalmente aclamada.
Sem Comentários