Porque isto das colecções não se faz só de cromos da Panini, latas de cerveja e refrigerante ou selos que chegam em envelopes de todos os cantos do mundo, o Círculo de Leitores continua a lançar no mercado títulos de dimensões coleccionáveis. Em 5 volumes de capa dura e um ar enciclopédico, a Biblioteca de História Larousse pretende oferecer “uma visão rigorosa e completa sobre o mundo global“, desde o Mundo Antigo ao Mundo Contemporâneo.
Claude Mossé, que tem a seu cargo a direcção do primeiro volume desta pequena-grande Biblioteca, explica no prefácio a grande dificuldade que foi avançar para um projecto desta envergadura, ao mesmo tempo que justifica a aposta feita por si e um grupo de historiadores do qual fazem parte nomes como os de Jean Delumeau, Théodore Zeldin, Georges Duby ou Jean-Pierre Rioux.
“Apresentar uma história do mundo é a priori uma aposta arriscada, de tal modo estamos acostumados às divisões geográficas e às periodizações da nossa história, a do mundo ocidental, na qual conta,os a Antiguidade mediterrânica. Mas é uma aposta que merecia ser feita, porque hoje, num momento em que as distâncias se atenuam e podemos dar a volta ao mundo num só dia ou quase, é bom tomarmos consciência da unidade do mundo que é o nosso, desta Terra em que o homem nasceu há milhões de anos, mas cuja história só começa verdadeiramente com o surgimento da escrita.”
Neste primeiro volume, intitulado “História do Mundo Antigo“, viajamos das origens e dos berços da Humanidade até um dos períodos mais marcantes da história: o tempo dos grandes impérios e a queda do Império Romano. Pelo caminho atravessamos a Mesopotâmia antiga, o Egipto dos faraós, as primeiras civilizações na Ásia e no Ocidente. Olhamos o Mediterrâneo como o centro do mundo e assistimos ao despertar da Ásia e da América. Mergulhamos na idade de ouro da Grécia, conhecemos Alexandre e a civilização helenística, bem como a Índia de Buda ou a China de Confúcio.
As entradas são curtas e sintéticas, acrescentando, à linguagem histórica, um certo tom mais literário, que faz desta colecção um livro de histórias com toda a História do mundo lá dentro. Segue-se agora o segundo volume, intitulado “História do Mundo Medieval”.
Sem Comentários